Grupos de homens que rezam o terço não são novidade na história da Igreja Católica. No entanto, o que está acontecendo agora no Brasil é uma nova irrupção da ação do Espírito Santo. O crescimento atual do Terço dos Homens teve início na década de 90, quando um grupo de homens se reunia junto à Mãe Peregrina (Mãe Rainha) em Maceió, Alagoas.
Origem do Terço dos Homens da Mãe Rainha
Essa iniciativa levou um grupo de homens ao Santuário da Mãe Rainha, no mês de maio, para rezar o terço em oferecimento à Ela. Esse grupo organizou um Manual do Terço, com elementos da espiritualidade da Mãe Rainha. Também organizaram uma liturgia própria para o momento que os homens se encontrariam para a recitação do terço.
O Terço dos Homens da Mãe Rainha é uma iniciativa do Movimento Apostólico de Schoenstatt, pertencente à Igreja Católica, fundado em 1914 pelo Pe. José Kentenich, em Schoenstatt, na Alemanha. Schoenstatt – cuja palavra significa belo lugar – é o bairro da cidade de Vallendar, às margens do Rio Reno, onde estava localizado o seminário dos padres Palotinos.
Fundação da Obra Internacional de Schoenstatt
O ato da Fundação da Obra Internacional de Schoenstatt é a Aliança de Amor com Maria, firmada pelo Pe. José Kentenich, juntamente com um grupo de seminaristas palotinos. Por meio desse ato, a Mãe de Deus é convidada a estabelecer-se na capelinha existente junto ao Seminário Palotino de Schoenstatt e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para o mundo.
No Brasil, o Movimento de Schoenstatt se estabelece a partir da chegada das Irmãs de Maria de Schoenstatt em 1935. A partir de Jacarezinho/PR, elas se expandem pelo Paraná e Rio Grande do Sul, e depois para todo o país, formando centros de espiritualidade. Atualmente, por meio de seus ramos e da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, o Movimento está presente em quase todas as dioceses do Brasil, colaborando na evangelização de mais de 2,5 milhões de famílias.
Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt
O Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Brasília, é um importante ponto de peregrinação para muitos fiéis, onde podem encontrar um lugar de oração e de formação espiritual. Além disso, os grupos de formação para todas as idades oferecidos pelo Santuário são uma oportunidade para os fiéis se aprofundarem em sua espiritualidade e se prepararem para evangelizar e transformar o mundo.
Conclusão
O Terço dos Homens da Mãe Rainha é uma iniciativa que tem se espalhado pelo Brasil e tem sido uma importante ferramenta para a evangelização e a formação espiritual de muitos homens. A iniciativa faz parte do Movimento de Schoenstatt, que tem contribuído para a formação espiritual de muitas pessoas por meio de seus diversos ramos e da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. O Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Brasília, é um importante ponto de peregrinação para muitos fiéis, onde podem encontrar um lugar de oração e de formação espiritual.
Fontes: https://tercodoshomens.org.br/
https://schoenstatt.org.br/
https://www.tabordaesperanca.org.br/