Santos que Tiveram uma Devoção Especial a São José – Parte 1

Ao longo da história da Igreja, muitos santos tiveram uma devoção especial a São José, atribuindo a ele muitas orações atendidas e seu crescimento pessoal na santidade. Leia alguns testemunhos sobre o poder da intercessão de São José abaixo.

São Francisco de Sales

O grande Doutor da Igreja e bispo de Genebra, São Francisco de Sales, não era apenas um devoto fiel do Guardião do Redentor, mas também seu ávido defensor.
São Francisco de Sales fez de São José o Padroeiro especial da ordem religiosa que fundou, a Ordem da Visitação. Além de nomear pelo menos uma de suas paróquias em sua homenagem, ele estabeleceu José como modelo de vida interior e oração contemplativa para suas próprias filhas espirituais – especialmente para as noviças, que deveriam considerar São José como seu “mestre” e guia (Um Manual de Devoção Prática ao Glorioso Patriarca São José, traduzido pelo Pe. Patrignani, p. 78).

Santa Teresa d’Ávila

Em sua autobiografia, a santa mística e reformadora carmelita canta os louvores de seu santo pai, São José, e dá prova de sua poderosa intercessão:

“Escolhi como meu patrono e senhor o glorioso São José, e recomendei-me fervorosamente a ele. Vi claramente que, tanto desta minha aflição atual quanto de outras de maior importância, relacionadas à minha honra e à perda da minha alma, esse meu pai e senhor me livrou e prestou-me serviços maiores do que eu sabia pedir.
Não consigo me lembrar de ter lhe pedido algo que ele não tenha concedido; e fico maravilhada ao considerar as grandes graças que Deus me concedeu por meio deste abençoado Santo; os perigos dos quais ele me livrou, tanto do corpo quanto da alma.
Aos outros Santos, nosso Senhor parece ter dado a graça de socorrer os homens em alguma necessidade especial; mas a este glorioso Santo, eu sei por experiência, Ele nos ajuda em tudo: e nosso Senhor quer que entendamos que, assim como Ele mesmo era sujeito a ele na terra – pois São José, tendo o título de pai e sendo Seu guardião, podia comandá-Lo – assim agora no céu Ele atende a todas as suas petições. […]

Tomara que eu pudesse persuadir todos os homens a serem devotos deste glorioso Santo; pois sei, por longa experiência, que bênçãos ele pode obter para nós de Deus. Nunca conheci ninguém que fosse verdadeiramente devoto a ele, e que o honrasse com serviços particulares, que não crescesse visivelmente em virtude; pois ele ajuda de maneira especial as almas que se recomendam a ele. […]

Mas eu peço, por amor de Deus, que aquele que não acredita em mim faça o teste por si mesmo – quando verá pela experiência o grande bem que resulta se recomendar a este glorioso patriarca e ser devoto a ele.
Aqueles que se dedicam à oração devem ter de maneira especial devoção a São José; pois não sei como alguém pode pensar na Rainha dos anjos, durante o tempo em que ela sofreu tanto com o Menino Jesus, sem agradecer a São José pelos serviços que ele lhes prestou na época. Quem não encontrar ninguém para ensiná-lo a rezar, que tome este glorioso Santo como seu mestre, e não se desviará do caminho.”
(Autobiografia de Santa Teresa de Ávila, capítulo 6)

Santa Teresa também deixa claro o melhor motivo para amar e recorrer a São José: Jesus e Maria o fizeram! Em uma visão de Nossa Senhora e São José, Santa Teresa relata:
“Nossa Senhora pareceu me pegar imediatamente pelas duas mãos. Ela disse que eu a agradava muito sendo devota do glorioso São José.”
(Vida de Santa Teresa, citado em “Conheça seu Pai Espiritual: uma Introdução a São José” de Dr. Mark Miravalle, publicado pela Lighthouse Catholic Media/Marian Press)

Venerável Margarida do Santíssimo Sacramento

Essa santa carmelita, carinhosamente conhecida como a “Esposa de Sua Santa Infância”, amava meditar sobre a Infância de Jesus e Sua vida com Maria e José. Por meio de seu próprio exemplo de amor e devoção, ela encoraja todos os cristãos a venerar São José como o digno esposo da Mãe de Deus e o guardião da “Palavra Imaculada”. Ao escrever a uma amiga na vida religiosa que havia sido designada como assistente de outra irmã, a Venerável Margarida do Santíssimo Sacramento lembra-nos de trabalhar em união com São José no meio das tarefas da vida cotidiana:

“Fico encantada ao saber que você está agora nessa função. Eu te conjuro a te unires ao nosso querido e amável Menino Jesus, que, na oficina de São José, não se considerava o mestre, mas apenas um assistente. Una seus trabalhos aos desse Menino Abençoado: acostume-se a olhar para a irmã à qual você foi designada para ajudar da mesma maneira que Ele considerava São José. Eu também sou assistente de uma de nossas irmãs, e vou me esforçar para ser fiel às práticas que agora recomendo a você.”
(Um Manual de Devoção Prática ao Glorioso Patriarca São José, pp. 89-90)

Fonte: Saints Devoted to St. Joseph. Acess aqui.

Deixe um comentário