8º Dia da Novena a São José

Amigo nas Aflições

São José, sua parcela de sofrimento foi imensa devido à sua estreita união com o Divino Salvador. Todos os mistérios de Sua vida eram mais ou menos mistérios de sofrimento. A pobreza o pressionava, e a cruz do trabalho o seguia por toda parte. Nem mesmo as cruzes domésticas lhe eram poupadas, devido a mal-entendidos em relação ao ser mais sagrado e mais querido de todos, Jesus e Maria, que eram tudo para você. Deve ter sido aguda a dor causada pela incerteza sobre a virgindade de Maria, pela concessão do nome de Jesus, que apontava para futuros infortúnios. Profundamente dolorosas devem ter sido as profecias de Simeão, a fuga para o Egito, o desaparecimento de Jesus na festa da Páscoa. A esses sofrimentos certamente se acrescentaram as dores interiores diante dos pecados de seu próprio povo. 

Você suportou todo esse sofrimento de maneira verdadeiramente cristã, e nisso você é nosso exemplo. Nenhum som de queixa ou impaciência escapou de você – você foi, de fato, o santo silencioso! Você se submeteu a tudo no espírito de fé, humildade, confiança e amor. Você suportou alegremente tudo em união com e para o Salvador e Sua Mãe, sabendo bem que o verdadeiro amor é um amor crucificado. Mas Deus nunca o abandonou em suas provações. As tribulações também desapareceram e foram finalmente transformadas em consolação e alegria. 

Parece que Deus havia intencionalmente planejado que sua vida fosse cheia de sofrimento, bem como consolação, para manter diante de meus olhos a verdade de que minha vida na terra é uma sucessão de alegrias e tristezas, e que devo aceitar com gratidão o que Deus me envia, e durante os tempos de consolação, preparar-me para o sofrimento. Ensina-me a levar minha cruz no espírito de fé, confiança e gratidão para com Deus. Em uma eternidade feliz, agradecerei fervorosamente a Deus pelos sofrimentos que Ele dignou-se enviar-me durante minha peregrinação na terra e que, seguindo o teu exemplo, suportei com paciência e amor sincero por Jesus e Maria. 

Você foi verdadeiramente o mártir da vida oculta. Esta era a Vontade de Deus, pois quanto mais santa é uma pessoa, mais ela é provada pelo amor e pela glória de Deus. Se o sofrimento é o florescer da graça de Deus em uma alma e o triunfo do amor da alma por Deus, sendo o maior dos santos depois de Maria, você sofreu mais do que todos os mártires. 

Por ter experimentado os sofrimentos deste vale de lágrimas, você é bondoso e compassivo para com aqueles que precisam. Ao longo dos séculos, as almas se voltaram para você em aflição e sempre o encontraram um amigo fiel nas dificuldades. Você ouviu graciosamente suas orações em suas necessidades, mesmo que isso exigisse um milagre. Tendo estado tão intimamente unido a Jesus e Maria em vida, sua intercessão junto a Eles é muito poderosa. 

São José, agradeço a Deus por seu privilégio de poder sofrer por Jesus e Maria. Como um sinal de sua própria gratidão a Deus, obtenha para mim a graça de suportar meus sofrimentos pacientemente por amor a Jesus e Maria. Conceda-me a graça de unir os sofrimentos, trabalhos e decepções da vida ao sacrifício de Jesus na Missa e de compartilhar, como você, do espírito de sacrifício de Maria. 

São José, eu, seu indigno filho, saúdo você. Você é o fiel protetor e intercessor de todos que o amam e veneram. Você sabe que tenho confiança especial em você e que, depois de Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em você, pois você é especialmente poderoso diante de Deus e nunca abandonará seus servos fiéis. Portanto, invoco você humildemente e me recomendo, com todos que me são queridos e tudo que me pertence, à sua intercessão. Peço-lhe, pelo seu amor por Jesus e Maria, que não me abandone durante a vida e que me assista na hora da minha morte. 

Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtenha para mim uma mente pura, humilde, caritativa e perfeita resignação à Vontade divina. Seja meu guia, meu pai e meu modelo de vida, para que eu mereça morrer como você, nos braços de Jesus e Maria. 

Amável São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a você para implorar sua poderosa intercessão, obtendo do Sagrado Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que imploro agora: 

(Mencione o seu pedido). 

Guardião do Verbo Encarnado, sinto confiança de que tuas orações em meu favor serão graciosamente ouvidas diante do trono de Deus. Amém. 

MEMORARE

Lembra-te, castíssimo esposo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou solicitou a tua ajuda sem receber alívio. Confio, portanto, na tua bondade e me aproximo de ti humildemente. Não desprezes as minhas súplicas, pai nutrício do Redentor, mas acolhe-as favoravelmente. Amém. 

Deixe um comentário