7º Dia da Novena a São José

Patrono dos Trabalhadores

São José, dedicaste teu tempo em Nazaré ao trabalho de carpinteiro. Era a Vontade de Deus que tu e teu filho adotivo passásseis os dias juntos em trabalho manual. Que belo exemplo proporcionaste para as classes trabalhadoras! 

Especialmente para os pobres, que compõem a maior parte da humanidade, Jesus veio à terra, pois na sinagoga de Nazaré, Ele leu as palavras de Isaías e as referiu a Si mesmo: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, pois Ele me ungiu para trazer boas novas aos pobres…’ (Lucas 4:18). Era a Vontade de Deus que estivesses ocupado com o trabalho comum aos pobres, para que, dessa maneira, Jesus mesmo pudesse enobrecê-lo ao herdar isso de ti, Seu pai adotivo, e abraçá-lo livremente. Assim, nosso Senhor nos ensina que para a classe humilde dos trabalhadores, Ele tem reservadas Suas graças mais ricas, desde que vivam contentes no lugar que a Providência Divina lhes designou e permaneçam pobres de espírito, pois Ele disse: ‘Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus’ (Mateus 5:3). 

O tipo de trabalho ao qual dedicaste teu tempo na oficina de Nazaré te ofereceu muitas ocasiões para praticar a humildade. Tinhas o privilégio de ver a cada dia o exemplo de humildade que Jesus praticava – uma virtude muito agradável a Ele. Ele escolheu para Seu ambiente terreno não as cortes dos príncipes nem os salões dos eruditos, mas uma pequena oficina em Nazaré. Aqui, compartilhaste por muitos anos o trabalho humilde e oculto do Homem-Deus. Que exemplo comovente para o trabalhador de hoje! 

Enquanto tuas mãos estavam ocupadas com o trabalho manual, tua mente estava voltada para Deus em oração. Do Divino Mestre, que trabalhava contigo, aprendeste a trabalhar na presença de Deus no espírito da oração, pois enquanto Ele trabalhava, adorava Seu Pai e recomendava o bem-estar do mundo a Ele. Jesus também te instruiu nas maravilhosas verdades da graça e virtude, pois estavas em contato próximo com Ele, que disse de Si mesmo: ‘Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida.’ 

Enquanto trabalhavas em tua profissão, eras lembrado da grandeza e majestade de Deus, que, como um Arquiteto muito sábio, formou este vasto universo com habilidade maravilhosa e poder ilimitado. 

A luz da fé divina que enchia tua mente não se enfraqueceu quando viste Jesus trabalhando como carpinteiro. Acreditaste firmemente que o Jovem santo que trabalhava ao teu lado era verdadeiramente o Filho de Deus. 

São José, agradeço a Deus pelo teu privilégio de poder trabalhar lado a lado com Jesus na oficina de carpintaria de Nazaré. Como sinal da tua própria gratidão a Deus, obtém para mim a graça de respeitar a dignidade do trabalho e de estar sempre contente com a posição na vida, por mais humilde que seja, na qual a Divina Providência se agradar de me colocar. Ensina-me a trabalhar para Deus e com Deus, no espírito de humildade e oração, como fizeste, para que eu possa oferecer meu trabalho em união com o sacrifício de Jesus na Missa, como reparação pelos meus pecados, e ganhar méritos abundantes para o céu. 

São José, eu, teu filho indigno, saúdo-te. Tu és o fiel protetor e intercessor de todos que te amam e veneram. Sabes que tenho especial confiança em ti e que, após Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em ti, pois és especialmente poderoso junto a Deus e nunca abandonarás teus fiéis servos. Portanto, invoco-te humildemente e confio-me, juntamente com todos os que me são caros e tudo o que me pertence, à tua intercessão. Peço-te, pelo teu amor por Jesus e Maria, que não me abandones durante a vida e que me assistas na hora da minha morte. 

Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtém para mim uma mente pura, humilde, caridosa e perfeita resignação à Vontade divina. Sê meu guia, meu pai, e meu modelo ao longo da vida, para que eu mereça morrer como tu, nos braços de Jesus e Maria. 

Amado São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a ti para implorar tua poderosa intercessão em obter do Divino Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que imploro agora: 

(Mencione o seu pedido). 

Guardião do Verbo Encarnado, sinto confiança de que tuas orações em meu favor serão graciosamente ouvidas diante do trono de Deus. Amém. 

MEMORARE

Lembra-te, castíssimo esposo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou solicitou a tua ajuda sem receber alívio. Confio, portanto, na tua bondade e me aproximo de ti humildemente. Não desprezes as minhas súplicas, pai nutrício do Redentor, mas acolhe-as favoravelmente. Amém. 

Deixe um comentário