6º Dia da Novena a São José

Patrono das Famílias

São José, eu te venero como o suave chefe da Sagrada Família. A Sagrada Família foi o cenário do teu trabalho de vida, desde a sua origem, orientação, proteção, teu labor por Jesus e Maria, até a tua morte nos braços deles. Vives, moves e ages na amável companhia de Jesus e Maria. O escritor inspirado descreve tua vida em Nazaré em poucas palavras: ‘E (Jesus) desceu com eles e foi para Nazaré, e era-lhes submisso’ (Lucas, 2:51). No entanto, essas palavras falam da tua elevada vocação aqui na terra e da abundância de graças que preenchiam tua alma durante esses anos em Nazaré. 

Tua vida familiar em Nazaré era toda radiante com a luz da caridade divina. Havia uma união íntima de coração e mente entre os membros da tua Sagrada Família. Não poderia haver um vínculo mais estreito do que o que te unia a Jesus, teu filho adotivo, e a Maria, tua esposa mais amorosa. Jesus escolheu cumprir para contigo, Seu pai adotivo, todos os deveres de um filho fiel, demonstrando-te todas as marcas de honra e afeto devidas a um pai. E Maria te mostrou todos os sinais de respeito e amor de uma esposa dedicada. Respondeste a esse amor e veneração de Jesus e Maria com sentimentos de amor e respeito mais profundos. Tiveste por Jesus um verdadeiro amor paternal, acendido e mantido aceso em teu coração pelo Espírito Santo. E não podias deixar de admirar as obras da graça na alma de Maria, e essa admiração fez com que o santo amor que consagraste a ela no dia do teu casamento crescesse mais a cada dia. 

Deus te fez patrono celestial da vida familiar porque te santificaste como chefe da Sagrada Família e, assim, com teu belo exemplo, santificaste a vida familiar. Como a Sagrada Família descansou pacífica e feliz sob o teu governo paternal, mesmo no meio das provações. Foste o protetor, conselheiro e consolo da Sagrada Família em todas as necessidades. E assim como foste o modelo de piedade, também nos deste, com teu zelo, tua seriedade e confiança devota na providência de Deus, e especialmente com o teu amor, o exemplo de trabalho de acordo com a Vontade de Deus. Valorizaste todas as experiências comuns da vida familiar e as memórias sagradas da vida, sofrimentos e alegrias na companhia de Jesus e Maria. Portanto, a família é querida para ti como a obra de Deus, e é da maior importância aos teus olhos promover a honra de Deus e o bem-estar do homem. Em tua paternidade amorosa e intercessão infalível, és o patrono e intercessor das famílias, merecendo um lugar em cada lar. 

São José, agradeço a Deus pelo teu privilégio de viver na Sagrada Família e ser o seu chefe. Como sinal da tua própria gratidão a Deus, obtém a bênção de Deus sobre a minha própria família. Faz do nosso lar o reino de Jesus e Maria – um reino de paz, alegria e amor. 

Rezo também por todas as famílias cristãs. Tua ajuda é necessária em nosso tempo, quando o inimigo de Deus dirigiu seu ataque contra a família para profaná-la e destruí-la. Diante desses males, como patrono das famílias, tem a bondade de ajudar; e assim como antigamente, ergueste-te para salvar o Menino e Sua Mãe, hoje ergue-te para proteger a santidade do lar. Faz dos nossos lares santuários de oração, amor, sacrifício paciente e trabalho. Que sejam modelados à semelhança do teu lar em Nazaré. Permanece conosco com Jesus e Maria, para que, com a tua ajuda, possamos obedecer aos mandamentos de Deus e da Igreja; receber os sacramentos sagrados de Deus e da Igreja; viver uma vida de oração; e promover a instrução religiosa em nossos lares. Concede que possamos nos reunir no Reino de Deus e viver eternamente na companhia da Sagrada Família no céu. 

São José, eu, teu filho indigno, saúdo-te. Tu és o fiel protetor e intercessor de todos que te amam e veneram. Sabes que tenho especial confiança em ti e que, após Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em ti, pois és especialmente poderoso junto a Deus e nunca abandonarás teus fiéis servos. Portanto, invoco-te humildemente e confio-me, juntamente com todos os que me são caros e tudo o que me pertence, à tua intercessão. Peço-te, pelo teu amor por Jesus e Maria, que não me abandones durante a vida e que me assistas na hora da minha morte. 

Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtém para mim uma mente pura, humilde, caridosa e perfeita resignação à Vontade divina. Sê meu guia, meu pai, e meu modelo ao longo da vida, para que eu mereça morrer como tu, nos braços de Jesus e Maria. 

Amado São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a ti para implorar tua poderosa intercessão em obter do Divino Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem-estar espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que agora imploro: 

(Mencione a sua solicitação). 

Guardião da Palavra Encarnada, sinto confiança de que tuas orações em meu favor serão graciosamente ouvidas diante do trono de Deus. Amém. 

MEMORARE

Lembra-te, puríssimo esposo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou implorou o teu auxílio sem obter socorro. Confiando, portanto, na tua bondade, venho diante de ti e humildemente te imploro. Não desprezes as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas recebe-as graciosamente. Amém. 

Deixe um comentário