3º Dia da Novena a São José

Homem Escolhido pela Santíssima Trindade

São José, foste o homem escolhido por Deus Pai. Ele te selecionou para ser Seu representante na Terra, e por isso te concedeu todas as graças e bênçãos necessárias para seres digno desse papel.

Foste o homem escolhido por Deus Filho. Desejando um digno pai adotivo, Ele acrescentou Suas próprias riquezas e dons, e, acima de tudo, Seu amor. A verdadeira medida da tua santidade deve ser avaliada pela tua imitação de Jesus. Estavas completamente consagrado a Jesus, trabalhando sempre perto Dele, oferecendo-Lhe tuas virtudes, teu trabalho, teus sofrimentos, tua própria vida. Jesus viveu em ti perfeitamente, transformando-te Nele. Nisso reside a tua glória especial e a chave da tua santidade. Assim, depois de Maria, és o mais santo dos santos.

Foste escolhido pelo Espírito Santo. Ele é o Amor mútuo do Pai e do Filho – o coração da Santíssima Trindade. Com Sua sabedoria, Ele faz surgir todas as criaturas do nada, guia-as para seu fim mostrando-lhes seu destino e dando-lhes os meios para alcançá-lo. Toda vocação e todo cumprimento de uma vocação procedem do Espírito Santo. Como pai adotivo de Jesus e chefe da Sagrada Família, tiveste uma vocação elevada e muito responsável – abrir o caminho para a redenção do mundo e prepará-lo pela educação e orientação da juventude do Deus-Homem. Nesse trabalho, cooperaste como instrumento do Espírito Santo. O Espírito Santo era o guia; tu obedecias e realizavas as obras. Como perfeitamente obedecias à orientação do Deus do Amor!

As palavras do Antigo Testamento que Faraó disse a respeito de José, o do Egito, podem bem ser aplicadas a ti: “Podemos encontrar um homem semelhante a este, em quem há o espírito de Deus, ou um homem sábio como ele?” (Gênesis 41:38). Tua participação na obra divina de Deus não é menos do que a do Egito. Agora, reinas com teu Filho adotivo e vês refletida no espelho da Sabedoria de Deus a Vontade Divina e o que é benéfico para nossas almas.

São José, agradeço a Deus por te ter escolhido como o homem especialmente escolhido por Ele. Como sinal da tua própria gratidão a Deus, obtém para mim a graça de imitar tuas virtudes, para que eu também possa ser agradável ao Coração de Deus. Ajuda-me a me dar inteiramente ao Seu serviço e ao cumprimento de Sua Santa Vontade, para que um dia eu possa alcançar o céu e ser eternamente unido a Deus, assim como tu és.

São José, eu, teu filho indigno, saúdo-te. Tu és o fiel protetor e intercessor de todos que te amam e veneram. Sabes que tenho especial confiança em ti e que, após Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em ti, pois és especialmente poderoso junto a Deus e nunca abandonarás teus fiéis servos. Portanto, invoco-te humildemente e confio-me, juntamente com todos os que me são caros e tudo o que me pertence, à tua intercessão. Peço-te, pelo teu amor por Jesus e Maria, que não me abandones durante a vida e que me assistas na hora da minha morte.

Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtém para mim uma mente pura, humilde, caridosa e perfeita resignação à Vontade divina. Sê meu guia, meu pai e meu modelo ao longo da vida, para que eu mereça morrer como fizeste, nos braços de Jesus e Maria.

Amado São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a ti para implorar a tua poderosa intercessão em obter do Sagrado Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que agora imploro:

(Mencione o seu pedido).

Guardião da Palavra Encarnada, sinto confiança de que tuas preces em meu favor serão ouvidas graciosamente diante do trono de Deus. Amém.

MEMORARE

Lembra-te, esposo puríssimo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou implorou o teu auxílio sem obter socorro. Confiando, portanto, na tua bondade, venho diante de ti e humildemente te imploro. Não desprezes as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas recebe-as graciosamente. Amém.

Deixe um comentário