1º Dia da Novena a São José
Pai Adotivo de Jesus
São José, foste privilegiado por compartilhar do mistério da Encarnação como pai adotivo de Jesus. Maria estava diretamente ligada ao cumprimento desse mistério, pois consentiu na concepção de Cristo e permitiu que o Espírito Santo formasse a sagrada humanidade de Jesus a partir do seu sangue. De maneira indireta, tiveste um papel nesse mistério ao cumprir a condição necessária para a Encarnação: a proteção da virgindade de Maria antes e durante vossa vida casada. Possibilitaste o matrimônio virginal, uma parte do plano divino previsto, desejado e decretado desde toda a eternidade.
De forma mais direta, compartilhaste no sustento, educação e proteção da Criança Divina como seu pai adotivo. Para esse propósito, o Pai Celestial dotou-te com um coração genuíno de pai, cheio de amor e autossacrifício. Com o trabalho de tuas mãos, foste obrigado a oferecer proteção à Criança Divina, providenciar comida, roupas e um lar. Foste verdadeiramente o santo da infância sagrada de Jesus, a providência criada viva que velava sobre o Menino Jesus.
Quando Herodes procurava a Criança para matá-la, o Pai Celestial enviou um anjo, mas apenas como mensageiro, dando ordens para a fuga; o restante Ele deixou inteiramente em tuas mãos. Foi esse amor paternal que se tornou o único refúgio que recebeu e protegeu a Criança Divina. Teu amor paternal conduziu-o pelo deserto até o Egito, até que todos os inimigos fossem removidos. Então, nos teus braços, a Criança retornou a Nazaré, para ser nutrida e cuidada durante muitos anos pelo trabalho de tuas mãos. Tudo o que um filho humano deve a um pai humano por todos os benefícios de sua criação e apoio, Jesus deveu a ti, pois foste para Ele um pai adotivo, professor e protetor.
Serviste a Criança Divina com um amor singular. Deus deu-te um coração cheio de amor celestial e sobrenatural, um amor muito mais profundo e poderoso do que qualquer amor natural de pai poderia ser.
Serviste a Criança Divina com grande desprendimento, sem qualquer consideração para o interesse próprio, mas não sem sacrifícios. Não trabalhaste para ti mesmo, mas parecias ser um instrumento destinado ao benefício dos outros, a ser colocado de lado assim que tivesse cumprido sua função, pois desapareceste da cena assim que a infância de Jesus passou.
Foste a sombra do Pai Celestial, não apenas como o representante terreno da autoridade do Pai, mas também, por meio da tua paternidade – que apenas parecia ser natural –, deverias esconder por um tempo a divindade de Jesus. Que vocação maravilhosamente sublime e divina foi a tua: o Menino amado que carregaste nos teus braços e amaste e serviste tão fielmente tinha Deus no Céu como Pai e era Ele mesmo Deus!
Tens um lugar muito especial entre os santos do Reino de Deus, pois foste parte integral da própria vida da Palavra de Deus feita Homem. Em tua casa em Nazaré e sob teu cuidado, a redenção da humanidade foi preparada. O que realizaste, fizeste por nós. Não és apenas um santo poderoso e grandioso no Reino de Deus, mas um benfeitor de toda a Cristandade e humanidade. Teu lugar no Reino de Deus, ultrapassando em dignidade e honra todos os anjos, merece nossa veneração, amor e gratidão muito especiais.
São José, agradeço a Deus pelo privilégio de teres sido escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Seu Filho Divino. Como sinal da tua gratidão a Deus por este teu maior privilégio, obtém para mim a graça de um amor muito devoto por Jesus Cristo, meu Deus e Salvador. Ajuda-me a servi-Lo com parte do amor e devoção abnegada que tiveste enquanto estavas na Terra com Ele. Concede que, por tua intercessão junto a Jesus, teu Filho adotivo, eu possa alcançar o grau de santidade que Deus destinou para mim e salvar a minha alma.
São José, teu filho indigno, saúdo-te. Tu és o fiel protetor e intercessor de todos que te amam e veneram. Sabes que tenho especial confiança em ti e que, após Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em ti, pois és especialmente poderoso junto a Deus e nunca abandonarás teus fiéis servos. Portanto, invoco-te humildemente e confio-me, juntamente com todos os que me são caros e tudo o que me pertence, à tua intercessão. Peço-te, pelo teu amor por Jesus e Maria, que não me abandones durante a vida e que me assistas na hora da minha morte.
Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtém para mim uma mente pura, humilde, caridosa e perfeita resignação à Vontade divina. Sê meu guia, meu pai e meu modelo ao longo da vida, para que eu mereça morrer como fizeste, nos braços de Jesus e Maria.
Amado São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a ti para implorar a tua poderosa intercessão em obter do Sagrado Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que agora imploro:
(Mencione o seu pedido).
Guardião da Palavra Encarnada, sinto confiança de que tuas preces em meu favor serão ouvidas graciosamente diante do trono de Deus. Amém.
MEMORARE
Lembra-te, puríssimo esposo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou implorou o teu auxílio sem obter socorro. Confiantemente, portanto, na tua bondade, venho diante de ti e humildemente te imploro. Não desprezes as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas recebe-as graciosamente. Amém.