2º Dia da Novena a São José

Esposo Virginal de Maria

São José, honro-te como o verdadeiro esposo de Maria. A Escritura diz: “Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo” (Mateus 1:16). Teu casamento com Maria foi um contrato sagrado no qual vocês dois se entregaram um ao outro. Maria realmente pertencia a ti com tudo o que era e tinha. Tinhas direito ao seu amor e obediência; e nenhuma outra pessoa conquistou tão plenamente sua estima, obediência e amor.

Foste também o protetor e testemunha da virgindade de Maria. Pelo casamento, vocês dois deram um ao outro suas virgindades, e também o direito mútuo sobre elas – um direito de salvaguardar a virtude do outro. Essa virgindade mútua também fazia parte do plano divino da Encarnação, pois Deus enviou Seu anjo para assegurar que a maternidade e a virgindade em Maria pudessem estar unidas.

Essa união matrimonial não apenas te aproximou diariamente de Maria, a mais encantadora das criaturas de Deus, mas também permitiu que compartilhassem uma troca mútua de bens espirituais. Maria encontrou edificação em tua calma, humildade e profunda virtude, pureza e santidade. Que grande honra vem a ti dessa união estreita com aquela que o Filho de Deus chama de Mãe e que Ele declarou Rainha do céu e da terra! Tudo o que Maria tinha pertencia, por direito, a ti também, e isso incluía o seu Filho, mesmo que Ele lhe tivesse sido dado por Deus de maneira maravilhosa. Jesus pertencia a ti como Seu pai legal. Teu casamento foi o meio que Deus escolheu para introduzir Jesus no mundo, um grande mistério divino do qual todos os benefícios nos alcançaram.

Deus, o Filho, confiou a tua responsabilidade e apoio a Sua Mãe Imaculada. A vida de Maria era a de uma Mãe do Salvador, que não veio à Terra para desfrutar de honras e prazeres, mas para redimir o mundo pelo trabalho árduo, sofrimento e pela cruz. Foste o fiel companheiro, apoio e consolador da Mãe das Dores. Como foste leal a ela na pobreza, nas viagens, no trabalho e na dor. Teu amor por Maria baseava-se no teu respeito por ela como Mãe de Deus. Após Deus e o Divino Menino, não amaste ninguém tanto quanto a ela. Maria respondeu a esse amor. Submeteu-se à tua orientação com naturalidade, graciosa facilidade e confiança infantil. O próprio Espírito Santo era o vínculo do grande amor que unia vossos corações.

São José, agradeço a Deus pelo privilégio de teres sido o esposo virginal de Maria. Como sinal da tua própria gratidão a Deus, obtém para mim a graça de amar Jesus com todo o meu coração, como fizeste, e amar Maria com alguma da ternura e lealdade com que a amaste.

São José, eu, teu filho indigno, saúdo-te. Tu és o fiel protetor e intercessor de todos que te amam e veneram. Sabes que tenho especial confiança em ti e que, após Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em ti, pois és especialmente poderoso junto a Deus e nunca abandonarás teus fiéis servos. Portanto, invoco-te humildemente e confio-me, juntamente com todos os que me são caros e tudo o que me pertence, à tua intercessão. Peço-te, pelo teu amor por Jesus e Maria, que não me abandones durante a vida e que me assistas na hora da minha morte.

Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtém para mim uma mente pura, humilde, caridosa e perfeita resignação à Vontade divina. Sê meu guia, meu pai e meu modelo ao longo da vida, para que eu mereça morrer como fizeste, nos braços de Jesus e Maria.

Amado São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a ti para implorar a tua poderosa intercessão em obter do Sagrado Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que agora imploro:

(Mencione o seu pedido).

Guardião da Palavra Encarnada, sinto confiança de que tuas preces em meu favor serão ouvidas graciosamente diante do trono de Deus. Amém.

MEMORARE

MEMORARE

Lembra-te, esposo puríssimo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou implorou o teu auxílio sem obter socorro. Confiando, portanto, na tua bondade, venho diante de ti e humildemente te imploro. Não desprezes as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas recebe-as graciosamente. Amém.

Deixe um comentário