Imagine dois homens aposentados jogando golfe em uma bela tarde ensolarada. Um deles confessa ao outro: “Se eu pudesse retroceder e fazer tudo de novo, investiria mais tempo na carreira e menos com as crianças.” Embora essa situação pareça improvável, muitos de nós, no turbilhão da vida cotidiana, acabamos colocando a carreira acima da família, mesmo com as melhores intenções. No entanto, lá, no fundo, sabemos que cada hora que investimos em nossos relacionamentos com nossos filhos é importante. No fim das contas, se tivéssemos a escolha, não trocaríamos laços profundos, amorosos e duradouros com nossos filhos por todas as promoções que o mundo tem a oferecer.
A Importância do Investimento nos Filhos
Provavelmente, você conhece homens mais velhos que lutam com arrependimentos por serem distantes, ocupados ou distraídos durante a criação de seus filhos. É um fardo que carregam (mas que o Senhor pode transformar para o bem), especialmente se seus filhos enfrentarem vícios, falta de autoconfiança ou perda de fé na vida adulta. Como pais, sabemos que não controlamos a vida de nossos filhos, mas, se tivéssemos a chance de voltar no tempo, a grande maioria de nós investiria mais pesadamente em nossos filhos.
O Impacto Duradouro dos Pais
A Dr.ª Meg Meeker, uma especialista em criação de filhos, adolescentes e saúde infantil, escreve: “Os pais mudam inevitavelmente o rumo da vida de seus filhos. Desde o momento em que você põe os olhos no corpo dela, recém-saído do útero, até ela sair de sua casa, o relógio começa a contar. É o relógio que mede suas horas com ela, suas oportunidades de influenciá-la, moldar seu caráter e ajudá-la a se encontrar — e a aproveitar a vida.” O que a Dr.ª Meeker, uma pediatra, escreve sobre filhas também se aplica aos filhos. As crianças olham para seus pais em busca de admiração, confiança e identidade. A falta de cuidado paternal pode deixar feridas profundas.
Os Desafios da Paternidade
Em certo nível, os homens católicos entendem a maravilha da paternidade e o relógio que está sempre correndo. “Um homem é chamado”, escreveu São João Paulo II, “a garantir o desenvolvimento harmonioso e unido de todos os membros da família.” No entanto, enfrentamos tentações diárias que erodem a qualidade de nossa presença na vida de nossos filhos. “Não é difícil ver”, diz o Bispo Thomas Olmsted, “como os medos dos homens em relação à paternidade encontram apoio na cultura atual do egoísmo, encorajando os homens a fugir desse lindo presente em busca de seus próprios desejos.”
O Impacto dos Investimentos Relacionais
Agora, uma fonte surpreendente emerge, reforçando muitas dessas mesmas verdades. Os dados são claros e decisivos. Em estudo após estudo, cientistas sociais argumentam que, para cada hora que você investe em fazer depósitos relacionais na conta de seus filhos, você verá dividendos em três áreas: saúde futura, relacionamentos e carreira.
Saúde Futura
Você deseja o melhor para a saúde de seus filhos. Filhos bem cuidados emocional e fisicamente têm uma série de resultados positivos a curto e longo prazo:
- Homens que descreveram ter um relacionamento forte com seus pais na infância são “menos afetados por eventos estressantes do que aqueles que tiveram relacionamentos ruins com seus pais.”
- Filhos e filhas que experimentam a presença constante de seus pais são “menos insatisfeitos com sua aparência e peso corporal.”
- Filhas são “menos propensas a desenvolver depressão clínica ou distúrbios alimentares” e exibem “menos ansiedade e comportamentos retraídos” quando têm laços fortes com seus pais.
Relações Saudáveis
Investir em relacionamentos com seus filhos os prepara para amizades positivas:
- Filhas que têm “relacionamentos seguros, de apoio e comunicativos” com seus pais são menos propensas a se tornarem sexualmente ativas na adolescência e a engravidarem, mostra a pesquisa.
- Além disso, as meninas com pais atentos são “menos propensas a chamar a atenção masculina para si mesmas.” Elas são equipadas com “melhor saúde emocional e mental” e têm mais chances “de desenvolver habilidades e atitudes que levam a relacionamentos mais satisfatórios com homens.”
Carreira e Sucesso
O relacionamento que você tem com seus filhos impacta seu comportamento futuro no trabalho:
- Filhas cujos pais se envolveram em suas conquistas acadêmicas e atléticas são “mais propensas a se formar na faculdade e a ingressar em empregos mais bem remunerados e exigentes tradicionalmente ocupados por homens”, conforme a pesquisa.
- Atletas universitários e profissionais frequentemente creditam seus pais por ajudá-los a se tornarem tenazes, disciplinados, ambiciosos e bem-sucedidos.
Conclusão
Esses estudos são apenas a ponta do iceberg, mas você entende a mensagem. Você tem uma influência excepcional e abrangente no curso de vida de seus filhos em termos de saúde, relacionamentos e carreira. “O relógio está correndo”, mas, com a graça de Deus, nós, pais, entenderemos a imensidão de nosso papel sagrado e dever enquanto ainda há tempo. Não importa em que ponto você esteja nessa jornada, é hora de renovar a qualidade de sua presença. Tudo começa com você, com Deus — e com um pouco de apreciação pelo quão abençoado somos.
Fonte: The Science of Fatherhood by SOREN JOHNSON – Knights of Columbus
Posts Relacionados