16 Fatos Sobre São José Que Todo Católico Precisa Conhecer

São José é uma das figuras mais importantes da fé cristã, mas muitos católicos desconhecem detalhes fascinantes sobre sua vida e missão. Neste artigo, reunimos 16 fatos sobre São José que revelam seu papel como pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja. Conheça suas virtudes, títulos, festas litúrgicas e a influência que ele continua exercendo na espiritualidade católica até os dias de hoje.

16 Fatos Sobre São José:

  1. José é o pai adotivo de Jesus, o esposo de Maria.
  2. Maria e José são revelados como os primeiros discípulos a acreditar em Cristo através de seu ato de fé.
  3. Na fé, ele entregou livremente toda a sua vida ao mistério da Encarnação. Ele fez exatamente como o Senhor lhe ordenou. Não hesitou, não negociou, nem vacilou.
  4. José é conhecido como “o homem justo” do Evangelho, um dos maiores elogios que uma pessoa poderia receber na época.
  5. “Na escolha de José como pai adotivo de seu Filho, Deus Pai escolheu o homem que, pela graça, mais se assemelharia a Ele mesmo.” Portanto, José foi justamente descrito como a imagem humana de Deus Pai. (São José: Nosso Pai na Fé, do Padre Frederick L. Miller, da série Building the Domestic Church, Catholic Information Service).
  6. A principal visão acadêmica é que José provavelmente era apenas alguns anos mais velho que Maria (portanto, um jovem adulto).
  7. Historiadores acreditam que José faleceu antes de Jesus iniciar seu ministério público.
  8. Em 8 de dezembro de 1870, o Beato Papa Pio IX nomeou São José como patrono da Igreja universal.
  9. Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a Festa de São José Operário, a ser celebrada anualmente em 1º de maio, em homenagem a São José e para afirmar a dignidade do trabalho.
  10. Ao convocar o Concílio Vaticano II, São João XXIII o confiou a São José e o nomeou seu patrono especial.
  11. São João Paulo II destacou que o exemplo de São José “transcende todos os estados de vida individuais e serve como modelo para toda a comunidade cristã, independentemente da condição e dos deveres de cada um de seus membros.”
  12. Em 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco publicou a carta apostólica Patris Corde, na qual lançou oficialmente o inédito “Ano de São José”.
  13. “Depois de Maria, Mãe de Deus, nenhum santo é mencionado com mais frequência (em textos papais, ensinamentos da Igreja, etc.) do que José, seu esposo.” – Patris Corde.
  14. São Luís Guanella chamou a atenção para São José como patrono da boa morte, ou seja, uma morte na companhia de Jesus e Maria.
  15. São José também é padroeiro das famílias, dos pais, das gestantes, dos viajantes, dos imigrantes, dos vendedores e compradores de casas, dos artesãos, dos engenheiros e dos trabalhadores em geral.
  16. As Festas de São José são celebradas em 19 de março (São José, esposo de Maria) e 1º de maio (São José Operário).

São José é um exemplo poderoso de fé, obediência e paternidade para todos os católicos. Ao conhecermos mais sobre sua vida e missão, percebemos como ele continua sendo um modelo de virtude e intercessor poderoso para a Igreja e para as famílias. Que possamos recorrer a ele com confiança, buscando sua proteção e inspiração em nossa caminhada de fé. Seja em momentos de trabalho, desafios familiares ou crescimento espiritual, São José permanece como um guia fiel e um reflexo do amor de Deus Pai.

Fonte: St. Joseph: Our Spiritual Father. KNIGHTS OF COLUMBUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *