16 Fatos Sobre São José Que Todo Católico Precisa Conhecer
São José é uma das figuras mais importantes da fé cristã, mas muitos católicos desconhecem detalhes fascinantes sobre sua vida e missão. Neste artigo, reunimos 16 fatos sobre São José que revelam seu papel como pai adotivo de Jesus, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja. Conheça suas virtudes, títulos, festas litúrgicas e a influência que ele continua exercendo na espiritualidade católica até os dias de hoje.
16 Fatos Sobre São José:
- José é o pai adotivo de Jesus, o esposo de Maria.
- Maria e José são revelados como os primeiros discípulos a acreditar em Cristo através de seu ato de fé.
- Na fé, ele entregou livremente toda a sua vida ao mistério da Encarnação. Ele fez exatamente como o Senhor lhe ordenou. Não hesitou, não negociou, nem vacilou.
- José é conhecido como “o homem justo” do Evangelho, um dos maiores elogios que uma pessoa poderia receber na época.
- “Na escolha de José como pai adotivo de seu Filho, Deus Pai escolheu o homem que, pela graça, mais se assemelharia a Ele mesmo.” Portanto, José foi justamente descrito como a imagem humana de Deus Pai. (São José: Nosso Pai na Fé, do Padre Frederick L. Miller, da série Building the Domestic Church, Catholic Information Service).
- A principal visão acadêmica é que José provavelmente era apenas alguns anos mais velho que Maria (portanto, um jovem adulto).
- Historiadores acreditam que José faleceu antes de Jesus iniciar seu ministério público.
- Em 8 de dezembro de 1870, o Beato Papa Pio IX nomeou São José como patrono da Igreja universal.
- Em 1955, o Papa Pio XII instituiu a Festa de São José Operário, a ser celebrada anualmente em 1º de maio, em homenagem a São José e para afirmar a dignidade do trabalho.
- Ao convocar o Concílio Vaticano II, São João XXIII o confiou a São José e o nomeou seu patrono especial.
- São João Paulo II destacou que o exemplo de São José “transcende todos os estados de vida individuais e serve como modelo para toda a comunidade cristã, independentemente da condição e dos deveres de cada um de seus membros.”
- Em 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco publicou a carta apostólica Patris Corde, na qual lançou oficialmente o inédito “Ano de São José”.
- “Depois de Maria, Mãe de Deus, nenhum santo é mencionado com mais frequência (em textos papais, ensinamentos da Igreja, etc.) do que José, seu esposo.” – Patris Corde.
- São Luís Guanella chamou a atenção para São José como patrono da boa morte, ou seja, uma morte na companhia de Jesus e Maria.
- São José também é padroeiro das famílias, dos pais, das gestantes, dos viajantes, dos imigrantes, dos vendedores e compradores de casas, dos artesãos, dos engenheiros e dos trabalhadores em geral.
- As Festas de São José são celebradas em 19 de março (São José, esposo de Maria) e 1º de maio (São José Operário).
São José é um exemplo poderoso de fé, obediência e paternidade para todos os católicos. Ao conhecermos mais sobre sua vida e missão, percebemos como ele continua sendo um modelo de virtude e intercessor poderoso para a Igreja e para as famílias. Que possamos recorrer a ele com confiança, buscando sua proteção e inspiração em nossa caminhada de fé. Seja em momentos de trabalho, desafios familiares ou crescimento espiritual, São José permanece como um guia fiel e um reflexo do amor de Deus Pai.
Fonte: St. Joseph: Our Spiritual Father. KNIGHTS OF COLUMBUS.