O Exemplo de São José
Em 2021, o Ano de São José nos convidou para uma reflexão mais profunda e gratidão pelo dom da autêntica masculinidade espiritual e paternidade. Através da exortação apostólica “Into the Breach”, o Bispo Thomas Olmsted de Phoenix nos direciona a Jesus Cristo, revelando o mistério do que significa ser homem e apontando para Jesus como o modelo de masculinidade. Como todos os homens, Jesus começou como um filho que, através da modelagem e imitação, aprendeu a se preparar para dar-se como esposo e pai. Seu exemplo veio de José.
Desafios de São José
A Sagrada Escritura mostra que a vocação de José não foi fácil. Muitos poderiam compreendê-lo se ele se sentisse fracassado por não oferecer a Maria um local adequado para dar à luz. Mas, em sua humilde confiança em Deus, José cumpriu cada aspecto da autêntica paternidade, a plenitude da masculinidade.
A Influência de São José na Vida de Jesus
Se Jesus é a maior representação da virtude e força masculinas, conforme escrito pelo Bispo Olmsted, podemos confiar que foi ensinado a Ele por um homem que demonstrou tais qualidades: São José. Assim como fez por Jesus, São José pode fazer por todos os homens, ensinando e proporcionando orientação sobre virtude e força masculinas.
Ladainha de São José: Um Exame de Consciência
Qualquer homem pode se beneficiar da instrução que Nosso Senhor recebeu, orando com a Ladainha de São José. Cada petição a José evoca um autêntico atributo masculino:
Filho nobre… Marido… Chefe da Sagrada Família… Pai adotivo… Patriarca… Guardião da Virgem… Fiel guardião de Cristo… Protetor… Pilar… Prudente e Bravo… Obediente… Leal… Casto e Justo… Paciente… Consolador… Exemplo para os pais… Modelo dos Trabalhadores… Padroeiro dos moribundos… Esperança dos enfermos… Amante da pobreza… Terror dos Demônios.
Cada homem é chamado a viver esses atributos em diferentes vocações e estados da vida.
A Ladainha: Comece devagar, talvez escolhendo apenas algumas petições por dia ou semana. Examine o quão bem você está expressando esses atributos da maneira a seguir:
Guardião — Como protegi a mim mesmo e aos meus entes queridos na fé? Como protegi a santidade da vida humana? Estou atento ao que entra em minha casa através do computador, televisão e redes sociais? Abençoo minha casa? Abençoo meus filhos e esposa?
Obediente — Para herdar a vida eterna, Cristo lembra o jovem rico de seguir os Dez Mandamentos. Sou obediente aos mandamentos de Deus? Sou obediente aos ensinamentos da Igreja Católica? Como vivo os meus votos ou promessas no meu estado de vida? Esforço-me para vivê-los bem, ou realizo apenas o mínimo necessário? Escuto a voz de Deus e obedeço ao que Ele pede?
Modelo dos Trabalhadores — Sou um homem íntegro no trabalho? Represento a diligência, lealdade e cuidado? Esforço-me para fazer o meu trabalho para a glória de Deus? Minha identidade depende muito do que realizo, ao invés de quem sou? O trabalho e o sucesso tomaram o lugar de Deus ou da minha família?
Pilar das famílias/Chefe da Sagrada Família — Lidero minha família na oração? Oro pela minha família? Já rejeitei, abandonei ou ignorei meu lugar como chefe da família por medo? Estou presente para a minha família? Dou-lhes a atenção e escuta de que precisam? Faço sacrifícios significativos pela minha família?
Protetor — Permaneço “vigilante e alerta” pelos outros, afastando-os do pecado e do mal? Sou disciplinado em minhas emoções e hábitos para estar pronto para proteger e prover? Escuto atentamente? Retenho preconceitos pessoais e uso um julgamento sólido, oferecendo conselhos e apoio?
Terror dos Demônios — Satanás não deseja nada mais do que vê-lo falhar em ser uma imagem e semelhança de Deus. Ele usará qualquer meio para destruir você e afastá-lo de Deus. Não tenha medo! Você deve ser um terror para o maligno através do poder de Nosso Senhor. Como está minha relação com Cristo? Com que frequência vou à confissão? Estou indo à Missa todos os domingos e nos dias santos de guarda? Jejuo e oro? Rezo o Rosário regularmente? Esforço-me para crescer no conhecimento da minha fé?
Compromisso e Oração
Comprometa-se: uma vez que São José estabeleceu com segurança a Sagrada Família em Nazaré, eles viveram uma vida comum.
Embora estivessem seguros, José nunca deixou de ser diligente como marido e pai, oferecendo em autossacrifício sua própria vida para cuidar da Virgem Maria e de Jesus. Comprometa-se com um ato, um presente de autossacrifício que você pode oferecer para aprimorar esses atributos masculinos todos os dias.
Ore: Peça a intercessão de São José, sua inspiração e sua ajuda para continuar a incorporar essas características e crescer nas áreas que deseja mudar.
Uma Mensagem para as Mulheres
Ore a Ladainha de São José pelos homens em sua vida. Agradeça aos homens que mostraram virtude e força masculinas. Peça a São José para ser um pai espiritual, para curar as feridas causadas por homens que falharam em demonstrar um amor masculino autêntico.
Como São José se voltou para a Virgem Maria em busca da complementaridade do amor feminino autêntico, os homens também devem buscá-la como inspiração e força. Que São José e a Virgem Maria intercedam por nós!
Fonte: Examen for Masculine Virtue. Acesse aqui.
Posts Relacionados