3 Dicas de Paternidade Inspiradas em São José

Confiar em Deus

Pode parecer clichê dizer que São José era um dos meus santos favoritos. Queria que São José fosse mais um guerreiro espiritual em meu exército pessoal de santos, mas minha relação com ele não parecia autêntica ou particularmente profunda. Como se pode conhecer alguém que nunca fala na Bíblia? E depois do nascimento de Jesus e a fuga para o Egito, ele praticamente desaparece.

No entanto, quando o Papa Francisco declarou 2021 o Ano de São José, senti que esta seria minha chance de realmente conhecer José. Patris Corde (Com Coração de Pai), a carta apostólica do papa lançada para dar início ao Ano de São José, pinta uma imagem bela e intrigante de São José e seu caráter espiritual, com uma variedade de traços que eu não havia atribuído a este pai adotivo de Jesus.

Minha curiosidade foi despertada, então embarquei na Consagração a São José de 33 dias usando o livro do Pe. Donald Calloway, Consagração A São José — As Glórias De Nosso Pai Espiritual. Este exercício espiritual me obrigou a meditar sobre a vida, a experiência e o poder intercessor de São José de uma maneira nova.

Ao extrapolar de vários trechos da Bíblia e explorar os escritos de outros santos, papas e estudiosos bíblicos que contemplaram profundamente a vida de São José, saí com um renovado senso de admiração por sua dedicação às vocações complementares de casamento e paternidade. A jornada também iluminou algumas dicas cruciais para a paternidade.

Trate Sua Família como Sua Vocação

Depois de aceitar o plano para sua vida, São José dedicou-se à sua vocação mais importante: marido e pai. Seja levando uma grávida Maria para visitar sua amiga Isabel ou ensinando a Jesus os truques de sua profissão de carpinteiro, as histórias do evangelho estão silenciosamente marcadas pelas pegadas fiéis e paternas de São José. Jesus viveu com seus pais até os 30 anos e trabalhou ao lado de São José – isso significava muito tempo de qualidade com o pai, que sem dúvida foi uma influência positiva e amorosa para Jesus.

À medida que meus filhos pequenos crescem, já sinto as pressões de equilibrar o avanço na carreira e a rotina diária com o desejo de ser uma presença dedicada e formativa na vida deles. Criar e respeitar nossas tradições de tempo de qualidade pós-trabalho e jantar juntos se tornará cada vez mais crucial para preservar uma cultura centrada na vocação em nossa família ao longo dos anos.

Ao mesmo tempo, as demandas do meu trabalho e dos meus filhos podem me impedir de ser o marido de apoio que prometi ser no dia do meu casamento. Passar um tempo intencional a sós com seu cônjuge é um investimento valioso em seu relacionamento que renderá dividendos para seus filhos também.

São José, ore para que todos os pais possam modelar suas vidas e lares conforme a igreja doméstica da Sagrada Família – esforçando-se para desejar o bem de seus cônjuges e filhos e ajudando uns aos outros.

Permaneça Humilde

Talvez o fato de São José nunca falar na Bíblia não seja acidental. Pode ser um lembrete intencional de sua incrível humildade e da perseverança silenciosa com que viveu sua vida santa. Em um mundo que promove a gratificação instantânea e uma busca, em última análise, infrutífera por riqueza e fama, a vida modesta de São José é radicalmente contracultural.

A humildade é a ferramenta pela qual você pode confiar mais facilmente em Deus e viver sua vocação. Se deixada sem controle, a onipresente tentação do egoísmo pode erodir lentamente a felicidade da vida familiar, levando a ressentimento e arrependimento.

Quando lembro que toda bênção em minha vida vem de Deus e que nada do que realizo é feito por conta própria, posso me colocar no estado de espírito humilde e grato que inspira o amor sacrificial que São José demonstrou tão puramente em sua devoção a Maria e Jesus.

São José, ore para que possamos permitir que nós mesmos diminuamos e Deus aumente em todas as nossas interações, relacionamentos e experiências.

Estou tão grato pelo Ano de São José ter me inspirado a olhar mais de perto para este santo silencioso que modela perfeitamente o que busco como marido e pai. Como padroeiro da igreja universal e pai terreno de nosso Salvador, ele está pronto para interceder pelas necessidades de todas as famílias.

Fonte: 3 parenting tips from St. Joseph. Acesse aqui.

Deixe um comentário