Consagração a São José
Se José estava tão dedicado, de corpo e alma, em proteger e prover para aquela pequena família em Nazaré, você não acha que agora no céu ele é o mesmo pai amoroso e guardião de toda a Igreja, de todos os seus membros, como foi do seu Líder na terra?” – Venerável Papa Pio XII
Assim como Jesus e Maria se entregaram inteiramente aos cuidados e proteção de São José como chefe da Sagrada Família, nós também podemos seguir o exemplo deles. “Jesus, vivendo sob o teto de São José e sendo seu Filho, nos deu um exemplo pessoal de total confiança em São José” (Pe. Donald Calloway).
Podemos estar familiarizados com a consagração à Virgem Maria, em particular o método popularizado por São Luís de Montfort, que consiste em 33 dias de preparação espiritual. Reconhecendo a ênfase que a Igreja tem dado a São José nos últimos séculos, Pe. Donald Calloway, introduziu uma Consagração semelhante a São José, completa com 33 dias de leituras e orações que culminam em uma oração de consagração recitada em um dia festivo ligado a São José.
O que significa para uma pessoa se consagrar a São José?
Bem, basicamente significa que você reconhece que ele é seu pai espiritual e que deseja ser como ele. Para demonstrar isso, você se entrega inteiramente aos cuidados paternos dele, para que ele possa ajudá-lo a adquirir suas virtudes e se tornar santo. A consagração total a São José significa que você faz um ato formal de confiança filial em seu pai espiritual, para que ele cuide do seu bem-estar espiritual e o conduza a Deus.
A pessoa que se consagra a São José deseja estar o mais próximo possível de seu pai espiritual, a ponto de se assemelhar a ele em virtude e santidade. São José, por sua vez, dará aos consagrados a ele sua atenção exclusiva, proteção e orientação.
Se você já se consagrou à Nossa Senhora, pode também se consagrar a São José?
A resposta é um enfático “Sim!” Deus deseja que todas as crianças estejam comprometidas com o cuidado de uma mãe e um pai. Você não faz parte de uma família espiritual com apenas um pai. Maria é sua mãe espiritual, e São José é seu pai espiritual. A paternidade espiritual de São José é extremamente importante para o seu crescimento espiritual. A consagração total a Maria não é diminuída pela consagração total a São José. Maria quer que você se consagre a São José! Jesus quer que você se consagre a São José! Tudo o que você deu a Jesus e Maria também pode ser dado a São José. Os corações de Jesus, Maria e São José são um só.
Para realizar uma consagração de 33 dias, recomendamos que você utilize o livro do Padre Donald Calloway Consagração A São José — As Glórias De Nosso Pai Espiritual. Se você deseja fazer a consagração, mas não pode comprar o livro, pode simplesmente recitar uma oração a São José por 33 dias (por exemplo, a Ladainha de São José) e concluir no último dia com a oração de consagração abaixo.
ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO A SÃO JOSÉ
Ó grande São José, a quem Deus fez Cabeça da Sagrada Família, aceite-me, eu vos suplico, embora totalmente indigno, para ser um membro de sua “Casa Santa”.
Apresente-me à sua Esposa Imaculada; peça também a ela que me adote como seu filho. Com ela, ore para que eu possa constantemente pensar em Jesus e servi-lo fielmente até o fim da minha vida.
Ó Terror dos Demônios, aumente em mim a virtude, proteja-me do maligno e ajude-me a não ofender a Deus de nenhuma maneira.
Ó meu Pai Espiritual, por meio desta, me consagro a você. Em fiel imitação de Jesus e Maria, coloco a mim mesmo e todas as minhas preocupações sob seu cuidado e proteção.
A você, depois de Jesus e Maria, consagro meu corpo e alma, com todas as suas faculdades, meu crescimento espiritual, minha casa e todos os meus assuntos e empreendimentos.
Não me abandone, mas adote-me como servo e filho da Sagrada Família. Vele por mim em todos os momentos, mas especialmente na hora da minha morte.
Console-me e fortaleça-me com a presença de Jesus e Maria, para que, com você, eu possa louvar e adorar a Santíssima Trindade por toda a eternidade.
Amém.
Fonte: Consecration to St. Joseph. Acesse aqui.