A Ciência da Paternidade: Um Guia para os Pais

Nas últimas décadas, uma poderosa e silenciosa revolução vem se formando nos lugares mais improváveis. No mundo acadêmico, predominantemente secular, um grupo de estudiosos — muitos deles sem conexões claras com a fé — tem se empenhado em explorar a “ciência da paternidade”.

O que diferença um pai faz? O que acontece com o futuro emocional, físico e financeiro de seus filhos se ele se ausenta ou abandona sua família? Como as crianças se desenvolvem quando têm um relacionamento sólido com seu pai em casa?

Para responder a essas perguntas, esses estudiosos empregam as ferramentas de seu ofício: não o catecismo, mas a pesquisa. Profundamente enraizado nas páginas de periódicos seculares e anais de conferências acadêmicas, esses acadêmicos oferecem um novo e crescente conjunto de “fatos sobre a paternidade”, um conjunto potencialmente explosivo de ideias que podem iluminar nossas rotinas diárias e inspirar-nos a sermos melhores pais.

A Importância do Pai na Vida Familiar

Mais do que estatísticas, a Ciência da Paternidade pode ajudá-lo como pai de duas maneiras únicas: em um momento em que a família e o casamento estão sob ataque na mídia e nas legislaturas, você aprenderá como aplicar em sua própria vida os dados que mostram que as crianças prosperam e têm sucesso em famílias estáveis. Em um momento em que nossa cultura desencadeou um ataque de múltiplas vertentes para produzir uma falsa divisão entre fé e ciência, você aprenderá fatos que o permitirão preencher essa divisão de maneiras simples e sensatas.

O Papel Fundamental do Pai

Para esclarecer essas questões, consultamos primeiro um líder na ciência da paternidade, o professor de sociologia da Universidade da Virgínia, W. Bradford Wilcox. Abrindo caminho por entre a floresta de estudos e estatísticas, ele oferece uma abordagem prática para os homens. “Eu encorajaria os pais comuns”, disse Wilcox, “a pensar sobre as maneiras como estão desempenhando um bom papel como protetores, disciplinadores, companheiros de brincadeiras e treinadores de seus filhos”.

Os Quatro Pilares da Paternidade

De acordo com Wilcox, aqui estão quatro áreas nas quais você, como pai, está bem posicionado para se destacar e liderar:

  1. Protetores: Torne sua casa um refúgio seguro.
  2. Disciplinadores: Assuma seu papel de disciplinador com autoridade.
  3. Brincalhões: Divirta-se com seus filhos, proporcionando-lhes momentos de brincadeiras e empolgação.
  4. Treinadores: Desafie seus filhos a enfrentar as dificuldades da vida.

Fonte: The Science of Fatherhood by Soren Johnson – Knights of Columbus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *