5º Dia da Novena a São José

Patrono da Igreja 

São José, Deus te designou como o patrono da Igreja Católica por seres o chefe da Sagrada Família, o ponto de partida da Igreja. Eras o pai, protetor, guia e apoio da Sagrada Família. Por essa razão, pertences de maneira particular à Igreja, que foi o propósito da existência da Sagrada Família. 

Creio que a Igreja é a família de Deus na terra. Seu governo é representado na autoridade sacerdotal, que consiste acima de tudo em seu poder sobre o verdadeiro Corpo de Cristo, realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar, continuando assim a vida de Cristo na Igreja. Deste poder, também decorre a autoridade sobre o Corpo Místico de Cristo, os membros da Igreja – o poder de ensinar e governar almas, reconciliá-las com Deus, abençoá-las e rezar por elas. 

Tens uma relação especial com o sacerdócio porque possuías um poder maravilhoso sobre nosso Salvador. Tua vida e ofício tinham uma função sacerdotal e estão especialmente ligados ao Santíssimo Sacramento. Até certo ponto, foste o meio de nos trazer o Redentor – assim como é a função do sacerdote trazê-Lo até nós na Missa – pois criaste Jesus, o sustentaste, alimentaste, protegeste e abrigaste. Foste prefigurado pelo patriarca José, que armazenou suprimentos de trigo para seu povo. Mas quanto maior foste tu! José do passado deu aos egípcios apenas pão para seus corpos. Nutriste e, com o cuidado mais terno, preservaste para a Igreja Aquele que é o Pão do Céu e que concede a vida eterna na Sagrada Comunhão. 

Deus te designou como patrono da Igreja porque o glorioso título de patriarca também te pertence por direito especial. Os patriarcas eram os chefes das famílias do Povo Escolhido, e a honra deles era preparar a encarnação do Salvador. Pertenceste a essa linha de patriarcas, pois eras um dos últimos descendentes da família de Davi e um dos parentes mais próximos de Cristo segundo a carne. Como esposo de Maria, Mãe de Deus, e como pai adotivo do Salvador, estavas diretamente ligado a Cristo. Tua vocação estava especialmente relacionada com a Pessoa de Jesus; toda a tua atividade girava em torno Dele. Portanto, és o encerramento do Antigo Testamento e o início do Novo, que teve início com a Sagrada Família de Nazaré. Porque o Novo Testamento supera o Antigo em todos os aspectos, és o patriarca dos patriarcas, o mais venerável, exaltado e amável de todos os patriarcas. 

Por meio de Maria, a Igreja recebeu Cristo, e, portanto, a Igreja lhe deve uma dívida de gratidão e veneração. Mas a Igreja também lhe deve essa dívida de gratidão e veneração, pois foste o escolhido que possibilitou a Cristo entrar no mundo de acordo com as leis da ordem e adequação. Foi por meio de ti que os patriarcas, profetas e fiéis colheram os frutos da promessa de Deus. Sozinho entre todos, viste com teus próprios olhos e possuíste o Redentor prometido ao restante dos homens. 

São José, agradeço a Deus pelo teu privilégio de ser o Patrono da Igreja. Como sinal da tua própria gratidão a Deus, obtém para mim a graça de viver sempre como um membro digno desta Igreja, para que através dela eu possa salvar minha alma. Abençoa os padres, os religiosos e os leigos da Igreja Católica, para que cresçam sempre no amor de Deus e na fidelidade ao Seu serviço. Protege a Igreja dos males de nosso tempo e da perseguição de seus inimigos. Através da tua poderosa intercessão, que a Igreja realize com sucesso sua missão neste mundo – a glória de Deus e a salvação das almas! 

São José, eu, teu filho indigno, saúdo-te. Tu és o fiel protetor e intercessor de todos que te amam e veneram. Sabes que tenho especial confiança em ti e que, após Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em ti, pois és especialmente poderoso junto a Deus e nunca abandonarás teus fiéis servos. Portanto, invoco-te humildemente e confio-me, juntamente com todos os que me são caros e tudo o que me pertence, à tua intercessão. Peço-te, pelo teu amor por Jesus e Maria, que não me abandones durante a vida e que me assistas na hora da minha morte. 

Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtém para mim uma mente pura, humilde, caridosa e perfeita resignação à Vontade divina. Sê meu guia, meu pai, e meu modelo ao longo da vida, para que eu mereça morrer como fizeste, nos braços de Jesus e Maria. 

Amado São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a ti para implorar a tua poderosa intercessão em obter do Sagrado Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que agora imploro: 

(Mencione o seu pedido). 

Guardião da Palavra Encarnada, sinto confiança de que tuas preces em meu favor serão ouvidas graciosamente diante do trono de Deus. Amém. 

MEMORARE

Lembra-te, esposo puríssimo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São  José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou implorou o teu auxílio sem obter socorro. Confiando, portanto, na tua bondade, venho diante de ti e humildemente te imploro. Não desprezes as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas recebe-as graciosamente. Amém.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *