4º Dia da Novena a São José
Servo Fiel
São José, tu viveste com um propósito: ser o servo pessoal de Jesus Cristo, a Palavra encarnada. Tua nobre ascendência, as graças e dádivas generosamente derramadas por Deus – tudo isso foi concedido a ti para servir melhor ao nosso Senhor. Cada pensamento, palavra e ação tua era uma homenagem ao amor e glória da Palavra Encarnada. Cumpriste de maneira extremamente fiel o papel de um bom e fiel servo que cuidava da Casa de Deus.
Como foi perfeita tua obediência! Tua posição na Sagrada Família te obrigava a comandar, mas além de ser pai adotivo de Jesus, também eras Seu discípulo. Por quase trinta anos, observaste o Deus-Homem demonstrar uma obediência simples e pronta, e tu cresceste em amor e prática dessa virtude de maneira muito perfeita. Sem exceção, submeteste-te a Deus, às autoridades civis e à voz da tua consciência.
Quando Deus enviou um anjo para dizer que cuidasses de Maria, obedeceste, apesar do mistério que envolvia sua maternidade. Quando te disseram para fugir para o Egito em condições difíceis, obedeceste sem a menor palavra de queixa. Quando Deus te aconselhou em um sonho a retornar a Nazaré, obedeceste. Em cada situação, tua obediência foi tão simples quanto tua fé, tão humilde quanto teu coração, tão pronta quanto teu amor. Não negligenciaste nada; abraçaste cada comando.
Tinhas a virtude da dedicação perfeita, que caracteriza um bom servo. Cada momento de tua vida foi consagrado ao serviço de nosso Senhor: sono, descanso, trabalho, dor. Fiel às tuas obrigações, sacrificaste tudo desinteressadamente, até mesmo alegremente. Terias sacrificado até mesmo a felicidade de estar com Maria. O descanso e a tranquilidade de Nazaré foram sacrificados pelo chamado do dever. Toda a tua vida foi um generoso dar, até o ponto de estar pronto para morrer como prova do teu amor por Jesus e Maria. Com verdadeira dedicação desinteressada, trabalhaste sem elogios ou recompensas.
Mas Deus queria que fosses, de certa forma, um cooperador na Redenção do mundo. Ele confiou a ti o cuidado de alimentar e defender o Menino Divino. Ele queria que fosses pobre e sofresses, porque te destinou a ser pai adotivo de Seu Filho, que veio ao mundo para salvar os homens por Seus sofrimentos e morte, e tu deverias compartilhar em Seu sofrimento. Em todas essas tarefas importantes, o Pai Celestial sempre te encontrou como um servo fiel!
São José, agradeço a Deus pelo teu privilégio de ser o fiel servo de Deus. Como sinal de tua própria gratidão a Deus, obtém para mim a graça de ser um servo fiel de Deus, assim como foste. Ajuda-me a compartilhar, como tu fizeste, a obediência perfeita de Jesus, que não veio para fazer Sua Vontade, mas a Vontade de Seu Pai; a confiar na Providência de Deus, sabendo que se fizer Sua Vontade, Ele proverá para todas as minhas necessidades da alma e do corpo; a ser calmo nas minhas provações e deixar que nosso Senhor me livre delas quando Lhe agradar fazê-lo. E ajuda-me a imitar tua generosidade, pois não há recompensa maior aqui na terra do que a alegria e a honra de ser um servo fiel de Deus.
São José, eu, teu filho indigno, saúdo-te. Tu és o fiel protetor e intercessor de todos que te amam e veneram. Sabes que tenho especial confiança em ti e que, após Jesus e Maria, coloco toda a minha esperança de salvação em ti, pois és especialmente poderoso junto a Deus e nunca abandonarás teus fiéis servos. Portanto, invoco-te humildemente e confio-me, juntamente com todos os que me são caros e tudo o que me pertence, à tua intercessão. Peço-te, pelo teu amor por Jesus e Maria, que não me abandones durante a vida e que me assistas na hora da minha morte.
Glorioso São José, esposo da Virgem Imaculada, obtém para mim uma mente pura, humilde, caridosa e perfeita resignação à Vontade divina. Sê meu guia, meu pai, e meu modelo ao longo da vida, para que eu mereça morrer como fizeste, nos braços de Jesus e Maria.
Amado São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, elevo meu coração a ti para implorar a tua poderosa intercessão em obter do Sagrado Coração de Jesus todas as graças necessárias para o meu bem espiritual e temporal, especialmente a graça de uma morte feliz, e a graça especial que agora imploro:
(Mencione o seu pedido).
Guardião da Palavra Encarnada, sinto confiança de que tuas preces em meu favor serão ouvidas graciosamente diante do trono de Deus. Amém.
MEMORARE
Lembra-te, esposo puríssimo de Maria, sempre Virgem, meu amado protetor, São José, que ninguém jamais recorreu à tua proteção ou implorou o teu auxílio sem obter socorro. Confiando, portanto, na tua bondade, venho diante de ti e humildemente te imploro. Não desprezes as minhas súplicas, pai adotivo do Redentor, mas recebe-as graciosamente. Amém.