Março é dedicado a São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Como você vai se aproximar deste poderoso santo?
Aqui estão seis maneiras de se aproximar de São José durante o mês de março:
- Confiar cada intenção à sua intercessão.
- Honrar os pais em sua vida.
- Rezar a novena de São José. (Seu dia de festa é em 19 de março!)
- Oferecer o seu trabalho a São José, o Trabalhador.
- Dedicar cada quarta-feira ao seu coração casto
- Consagrar-se (ou sua família!) a ele.
Aqui está uma análise mais detalhada de cada uma dessas sugestões:
1. Confiar cada intenção à sua intercessão
As orações dirigidas a São José são únicas! Santo Tomás de Aquino explicou:
“Alguns santos têm o privilégio de nos estender seu patrocínio com particular eficácia em certas necessidades, mas não em outras; mas nosso santo patrono São José tem o poder de nos assistir em todos os casos, em toda necessidade, em toda empreitada.”
Seu patrocínio abrange uma grande variedade de necessidades e pedidos, desde problemas familiares até questões financeiras e muitas outras. Existem várias orações que invocam a intercessão de São José. Aqui está uma oração delineada na encíclica “Quamquam Pluries” do Papa Leão XIII (15 de agosto de 1889):
A ti, ó abençoado José, recorremos em nossa aflição, e, tendo implorado a ajuda de tua Esposa três vezes santa, agora, com corações cheios de confiança, te rogamos com fervor para também nos receberes sob tua proteção.
Por aquela caridade com a qual foste unido à Imaculada Virgem Mãe de Deus e por aquele amor paternal com o qual acariciaste o Menino Jesus, te suplicamos e humildemente pedimos que lançes sobre aquela herança que Jesus Cristo adquiriu com Seu sangue, um olhar cheio de graça, e que nos socorras em nossa necessidade com o teu poder e força.
Defende, ó guardião mais vigilante da Sagrada Família, a prole escolhida de Jesus Cristo.
Guarda-nos, ó Pai mais amoroso, de todo mal do erro e da corrupção. Ajuda-nos do alto, defensor mais valente, neste conflito com as forças das trevas.
E assim como outrora libertaste o Menino Jesus do perigo de sua vida, agora defende a Santa Igreja de Deus das armadilhas do inimigo e de toda adversidade.
Protege-nos sempre sob teu patrocínio, para que, seguindo teu exemplo e fortalecidos por tua ajuda, possamos viver uma vida santa, morrer uma morte feliz e alcançar a bem-aventurança eterna no Céu. Amém.
2. Honrar os pais em sua vida
São José foi o pai terreno de Jesus Cristo e esposo da Virgem Maria, o que lhe rendeu o título de “Pilar da Vida Familiar”.
Durante o mês de março, considere homenagear os pais em sua vida de uma maneira especial. Isso pode variar desde preparar uma refeição para o seu padre local, escrever uma carta especial de gratidão para seu próprio pai ou oferecer orações especiais por um aumento na paternidade virtuosa em nosso país.
3. Rezar a novena de São José
O dia de festa de São José é em 19 de março. Tradicionalmente, começamos a novena a São José em 10 de março. Acesse a novena de São José aqui.
4. Oferecer o seu trabalho a São José Operário
A devoção a São José como trabalhador remonta à Idade Média, quando teólogos e escritores católicos começaram a enfatizar o papel de São José como modelo de humildade, trabalho árduo e dedicação.
Aqui está o texto completo da oração do Papa São Pio X por sua intercessão:
“Ó glorioso São José, modelo de todos os que são devotos ao trabalho, obtém para mim a graça de trabalhar com espírito de penitência para a expiação dos meus muitos pecados;
de trabalhar conscientemente, colocando o chamado do dever acima de minhas inclinações naturais;
de trabalhar com gratidão e alegria, considerando uma honra empregar e desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus;
de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, nunca recuando diante do cansaço e das provações;
de trabalhar acima de tudo com pureza de intenção e desapego de si mesmo, mantendo ininterruptamente diante dos meus olhos a morte e a prestação de contas que devo fazer do tempo perdido, talentos não utilizados, bem omitido e vã complacência no sucesso, tão fatal para a obra de Deus.
Tudo por Jesus, tudo por meio de Maria, tudo após o teu exemplo, ó Patriarca, São José.
Tal será a minha palavra de ordem na vida e na morte. Amém.
5. Dedicar cada quarta-feira ao seu coração casto
A Igreja Católica tradicionalmente dedica a quarta-feira a São José. Seja envolvendo-se na Litania de São José ou participando da Missa diária, reserve um tempo para a oração e a reflexão toda quarta-feira deste mês. Embora a Igreja não tenha uma devoção oficial de “Primeira Quarta-feira”, você pode realizar as Nove Primeiras Quartas-feiras de maneira semelhante às Nove Primeiras Sextas-feiras do Sagrado Coração ou às Cinco Primeiras Sábados ao Imaculado Coração de Maria.
A devoção ao Santíssimo Coração de São José é celebrada na Primeira Quarta-feira de cada mês, com base em aparições aprovadas pelo Bispo Dom Carillo Gritti em 2010.
Acesse o post sobre o coração casto de São José aqui.
6. Consagrar-se ou a sua família a São José
Mais recentemente, o Padre Donald Calloway, popularizou essa prática espiritual. O Padre Calloway explicou como “confiar nossas vidas nas mãos de nosso Pai Espiritual, para que ele, com Nossa Senhora, possa nos ajudar a crescer na santidade. E acredito que agora é o momento para isso”.
Acesse o post sobre a consagração a São José aqui.
Fonte: How to Grow Closer to Saint Joseph in 6 Grace-Filled Ways During the Month of March. Acesse aqui.